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Composto em 1747, Das Musikalische Opfer (BWV 1079) é uma das obras mais enigmáticas e intelectualmente desafiadoras de Bach, baseada num tema dado pelo rei Frederico II da Prússia. A peça consiste em um conjunto de ricercares, canones e uma sonata em trio, explorando a complexidade da escrita fugada e o uso magistral do contraponto.

Esta gravação do Concentus Musicus, um dos conjuntos pioneiros na interpretação historicamente informada, destaca-se pelo uso de instrumentos de época, como cravo, violinos barrocos e flautas transversais históricas. Sob a direção visionária de Nikolaus Harnoncourt, a interpretação revela a clareza estrutural e a profundidade emocional da música, respeitando a sonoridade original pretendida por Bach.

Destaques incluem o monumental “Ricercare a 6”, uma das fugas mais elaboradas de Bach, e os 5 Canones Diversi, que demonstram a maestria do compositor no desenvolvimento de formas contrapontísticas. A “Fuga Canonica in Epidiapente” e o “Trio Sonata”, com seus contrastes expressivos, completam esta gravação essencial.

Lista de Faixas:

Lado A:

Ricercare a 3
Canon Perpetuus Super Thema Regium
5 Canones Diversi Super Thema Regium:
a) Canon a 2
b) Canon a 2 Violini in Unisono
c) Canon a 2 per Motum Contrarium
d) Canon a 2 per Augmentationem, Contrario Motu
e) Canon a 2 per Tonos

Fuga Canonica in Epidiapente
Ricercare a 6

Lado B:
6. Canon a 2
7. Canon a 4
8. Trio Sonata: Largo – Allegro – Andante – Allegro
9. Canon Perpetuus

Este LP é uma referência essencial para estudiosos e apreciadores da obra de Bach, oferecendo uma abordagem fiel ao estilo e à instrumentação da época, com uma interpretação altamente detalhada e expressiva do Concentus Musicus.

Musikalisches Opfer auf Originalinstrumenten – Johann Sebastian Bach – Concentus Musicus (1970)
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